Mas há distinção? Ou são ambas formas de deteriorar o património?
Visual Street Performance é um colectivo de artistas com base no graffiti, dedicado a quebrar barreiras entre a intervenção no espaço público urbano e a intervenção num espaço expositivo. A VSP representa o trabalho dos writers HBSR81, Hium, Klit, Mar, Ram, Time, e Vhils, com origens em áreas suburbanas da grande Lisboa, ligados entre si pela amizade e o interesse criativo.
O grupo de sete writers com ligação à LEG Crew, abriu as portas do primeiro evento em Março de 2005, no emblemático espaço de Interpress, no Bairro Alto, em Lisboa. Após o sucesso da primeira exposição, o colectivo tem-se apresentado anualmente num evento desenvolvido com o intuito de alargar o trabalho de rua a espaços interiores, que permitam a exploração de novas possibilidades técnicas e artísticas.
A VSP tem sido uma proposta pioneira, levantando questões determinantes em torno do fenómeno do graffiti e da arte de rua no contexto português e, de igual modo, tem vindo a contextualizar e promover a criatividade nacional em termos mundiais.
O caminho iniciado anos antes, soma das experiências individuais de um grupo de artistas que continua a usar o graffiti na reivindicação da sua participação no espaço público urbano, mantém-se em aberto. A exploração continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário